A arquitetura do futuro, uma visão regional.
Hoje, a arquitetura tem caráter de realização cultural, e como tal, participa cada vez mais das atividades de um mundo globalizado. Por isso, nosso raio de ação, como profissionais da arquitetura, se amplia a difunde com os meios de comunicação, permitindo uma integração regional, continental e mundial.
Para consolidar essa integração, devemos abrir nossas fronteiras e nos unir com nossos vizinhos, com um critério amplo, a partir do respeito de nossas tradições culturais, que condicionam uma maneira de pensar, de ver e fazer a arquitetura. Devemos reconhecer o valor do local e enriquecê-lo com o global, apropriando-nos de tudo aquilo que nos enriquece como povo e sociedade.
Neste contexto o Prêmio "Oscar Niemeyer" de Arquitetura Latino-Americanasurge como uma das iniciativas fundamentais da Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina -- REDBAAL -- para reconhecer o melhor de sua produção arquitetônica no momento de uma indiscutível potencialização e presença da arquitetura latino-americana no contexto internacional. O prêmio leva o nome de um dos mais influentes arquitetos da América Latina, cuja obra é valorizada e reconhecida não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. O prêmio conta com o apoio da Fundação Oscar Niemeyer, com quem a REDBAAL firmou um acordo de cooperação interinstitucional em 14 de novembro de 2014.
O Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana reconhecerá, a acada dois anos, uma obra construída. Será concedido apenas um prêmio, pelo caráter exemplar do projeto, por seus valores como proposta arquitetônica e tecnológica, por sua relação com o contexto, aspectos sociais, culturais e ambientais.
Faça o download das informações do prêmio, aqui.
Título
Primeira edição do Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-AmericanaTipo
Chamada de projetosOrganizadores
Inscrição
16/09/2016 00:00Envio
16/09/2016 00:00Local
Casa de la Cultura EcuatorianaCusto
100USDRestrições geográficas
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haití, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Perú, Porto Rico, Uruguai, Venezuela